Secretária do Estado de Educação PA abriu novas vagas para à realização da pré-matrícula

A SEDUC (Secretária do Estado de Educação) PA já abriu novas vagas para à realização da pré-matrícula 2022 para os alunos que pretendem cursar o Ensino Fundamental ou Médio nas escolas públicas do Estado. Leia mais.

Geralmente, na época de pré-matrícula os servidores do governo ficam instáveis, por conta do alto número de acessos, por isso, ressaltamos à importância de ter uma noção básica dos passos necessários, evitando assim, perder a vaga.

Matrículas 2022 Pará: Como são feitas?

As matrículas deverão ser concretizadas em alguma instituição de Ensino do Estado, detalhe, na instituição escolhida no momento da pré-matrícula. E como bem sabemos, quando novas vagas são disponibilizadas logo lotam, por isso é importante que você realize uma pré-matrícula online.

A pré-matrícula não é obrigatória, mas importante, e é feita diretamente no site oficial da Matrícula SEDUC PA 2022, na qual você irá preencher alguns dados importantes, garantindo assim a vaga do seu estudante.

Vale ressaltar que geralmente são disponibilizadas quase 200 mil vagas que são divididas entre os 144 municípios do Estado do Pará. Detalhe, 200 mil vagas parecem bastante, né? Mas vale lembrar, que o Estado conta com 8 milhões de habitantes.

Pré-matrícula 2022 Pará – quem pode fazer

E como introduzido acima, por conta dos altos índices de habitantes e das poucas vagas disponibilizadas se compararmos com o total de habitantes, a Matrícula SEDUC PA 2022 decidiu criar um novo meio de auxiliar os responsáveis à matricularem seus filhos nas escolas do Estado.

Para você realizar a pré-matrícula será necessário somente um aparelho (Celular ou Computador) com acesso à Internet e portar os seguintes documentos consigo:

  • Nome completo do estudante
  • Data de nascimento (do aluno)
  • Nome completo da mãe (do estudante)
  • Endereço completo e CEP

Caso você prefira, é possível realizar sua pré-matrícula utilizando o telefone convencional, iremos explicar isso no próximo tópico. A pré-matrícula Pará será realizada para os seguintes anos de Ensino: Fundamental I e II, Ensino Médio I, II e II, EJA e Ensino Médio Indígena.

Como fazer?

Para você realizar sua pré-matrícula é bem fácil e rápido, opte sempre pelo horário da manhã ou noite (caso você vá fazer pelo site oficial) pois são os horários que os servidores do Governo estão menos lotados.

Pegue os dados citados acima, ligue seu aparelho e siga os nossos passos, se tudo der certo, em menos de cinco minutos você terá garantido sua vaga na Rede Pública do Estado do Pará.

  • Entre no site oficial da SEDUC PA clicando neste link.
  • Desça até o final da página e clique no link azul “Faça a sua pré-matrícula” ou clique aqui caso prefira.
  • Escolha as modalidades disponíveis de pré-matrícula (Fundamental, Médio, EJA…)
  • Preencha o formulário com os dados solicitados.
  • Finalize e visualize as datas oficiais da matrícula.

Geralmente o site fica fora do ar quando o período de pré-matrícula está fechado, mas caso o período esteja aberto, é somente uma súbita lotação, basta você recarregar a página até conseguir entrar.

Caso você opte por realizar sua pré-matrícula via telefone, basta discar o seguinte número 0800 280 0078 e apresentar os mesmos dados acima para à atendente. Detalhe, os horários de atendimento são: Segunda-Sexta, das 8h-18h.

Dicas na pré-matrícula

Siga algumas dicas para realizar a sua pré-matrícula sem maiores problemas:

  1. Escolha horários diferenciados. Os horários de 09 às 12 horas e de 14 às 19 horas, são os horários mais concorridos. Portanto, você terá maior facilidade em horários diferentes.
  2. Ao preencher o formulário com suas informações, NÃO UTILIZE acentos nas palavras e nem caracteres especiais. Ex: (!@#$%*~^’`”:;éáçã);
  3. Dê preferência em utilizar os navegadores FIREFOX (MOZILLA) ou CHROME. Você pode baixar e instalar a partir dos links abaixo:

Observações

Caso o aluno possua alguma deficiência física ou mental, favor apresentar os documentos oficiais que comprove isso no ato da matrícula, para assim, receberem os direitos e benefícios obrigatórios.

As matrículas acontecem em ordem, primeiramente, será a confirmação dos novatos que realizar a pré-matrícula, depois, a confirmação dos novatos com deficiência e por último, os demais alunos.

Além disso, primeiramente ocorre à confirmação dos novos alunos do Fundamental I e II, somente após o término dessa etapa, que irá ocorrer com os alunos do Ensino Médio.